quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Back to coffee and (not so much) cigarettes


Voltei-me na cama inquieta, mesmo antes dos dois despertadores estarem estrategicamente preparados para tocar.


(5:55)

Por qualquer ironia, é tão absurdamente cedo que o meu subconsciente nem me deixou dormir com tudo a que tinha direito. A manhã é ainda pesada e escura e obviamente todo o resto da casa ainda dorme profundamente por mais algum tempo. É tão estranho o arranque bruto desta segunda-feira de madrugada, depois de um longo período de hábitos de férias, que se torna quase bem-vindo: ir para a luz da casa-de-banho com os olhos quase semi-cerrados e ficar debaixo do chuveiro é como estar novamente de volta para a realidade e para tudo o que ela comporta. Não sei honestamente o que é que esta imagem tem de animador (se tem alguma coisa) mas embora não estivesse “fresca” não consegui deixar de estar pelo menos um bocadinho entusiasmada. Poucos dias antes tinha voltado para o velho edifício da faculdade e esta genuína sensação de foi como se nunca tivesse saído daqui atingiu-me mesmo em cheio; como se toda esta suspensão das férias não fosse mais do que um entre parêntesis no meio disto tudo e que agora íamos continuar exactamente no ponto em que tínhamos deixado as coisas.

Algures, enquanto esperava pelo autocarro só com mais uns poucos gatos pingados nas primeiras horas da manhã, ocorreu-me que nada disto é necessariamente mau ou bom - mas
é familiar. Por isso que venha. Que dê para usar os meus calções neste setembro quente e abafado, que ainda apanhe os rapazinhos do marquês a distribuir jornais descartáveis, que quando passar pela estação de metro sinta o cheiro a croissants quentes vindos do café (!), que suba as escadas para o chiado com mais ou menos pessoas de encontrão e que veja as caras que não via durante um verão inteiro. Que volte ao lusco-fusco das aulas teóricas e a contar trocos para ir à máquina e me manter acordada ao longo do dia. A sério.

Entretanto já passou praticamente uma semana e já estive exausta, já me atrasei e até já consegui ficar frustrada com um trabalho que nem consegui acabar. E nem é sexta-feira. Mas estou bem, voltei ao meu elemento, a um ritmo em que me sinto prestável e, dentro das ansiedades, é como consigo encontrar alguma sanidade. Um colega meu perguntou-me precisamente se estava entusiasmada por voltar e depois olhou para mim como se estivesse a tentar perceber se estava a dizer a verdade ou não (odeio quando me olham fixamente nos olhos de muito perto, é como se me estivessem a escrutinar a cabeça).

E a verdade é que de uma certa maneira... até estou, sinceramente.

*

(Ryan Gosling e Jack Nicholson. adoro simplesmente esta imagem.)

Sem comentários:

Enviar um comentário